quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Curiosidade: Polvos conseguem aprender pela observação!

Trecho do documentário "Criaturas das profundezas", parte da série Scientific American Frontiers, apresentado por Alan Alda até os dias de hoje e transmitido pela GNT em 1996. Esta parte do documentário mostra uma experiência provando que polvos conseguem aprender pela observação.

Cefalópodes

São os moluscos mais inteligentes, com maior cefalização (cabeça desenvolvida), olhos bem desenvolvidos (parecido com os dos mamíferos, que enxergam cores) e seus tentáculos possuem ventosas, assim como o polvo e a lula.
Possuem capacidade de camuflagem e podem apresentar a chamada glândula de tinta, que expele pigmentos escuros na água, confundindo os inimigos naturais. Todas as espécies são marinhas.
Concha:
Sua concha varia entre interna e externa:
  •  Chocos (sibas ou sépias) e lulas – Concha interna
  •  Nautilus – Concha externa
Fig. 1 – Choco, lula, nautilus e polvo. (da esq. pra dir.)


Reprodução:

Os sexos são separados e a fecundação é externa.

Curiosidade - Geralmente se reproduzem apenas uma vez, morrendo após a fecundação, ou então, a fêmea protege os ovos, se alimenta e morre após o nascimento de seus filhotes.

Alimentação:

Todos são predadores eficientes, carnívoros e comem peixes ou outros animais que possam ser encontrados na água. Possuindo fortes mandíbulas córneas em forma de bico de papagaio e rádula.
A rádula está presente no sistema digestório dos cefalópodes e tem forma de uma lixa que ajuda a triturar os alimentos. 

Fig. 2 – Rádula.

Referências:

Bivalves

Inclui moluscos comuns, como: ostras, mexilhões, vieiras e teredos, contendo aproximadamente 8.000 espécies. Variam de tamanho e tendo alguns com menos de 2 mm (psideideos) e os gigantes (Tridacna) de 300kg. E também possuem concha para proteção do manto.
·        A derivação do nome Bivalvia vem do latim (bi = duplicado + valva, porta de duas folhas valva). 
as
Fig. 1 – Exemplo de Bivalve.
 
Estrutura:

O corpo dos bivalves é bilateralmente simétrico e composto por: manto, concha e .

Definição:
  •   Manto - cobre a massa visceral;
  •   Concha - duas valvas calcárias, semelhantes, mais ou menos ovais, se articulam uma com a outra.
  •    Pé – Muscular, amplo e achatado, usado para rastejar; a pressão sanguínea e a ação de musculos retratores produzem o movimento do pé.
Com o “Ligamento da Charneira”, que é flexível, unem as duas valvas, (proteína elástica conchiolina);
  • Possuem três camadas: uma orgânica e duas calcárias;
  • Carbonato de cálcio.


Fig. 2 – A morfologia dos bivalves.


Alimentação:

Através de filtração.

Reprodução:

Fecundação externa, ocorrendo algumas vezes no interior da cavidade do manto. 

Referências: 



terça-feira, 20 de setembro de 2011

Introdução ao filo Mollusca


Os moluscos são animais invertebrados que possuem corpo viscoso e longo. Possuem composição frágil, são animais de corpo mole, mas a maioria deles possui uma concha que protege o corpo. Nesse grupo, encontramos o caracol, o marisco e a ostra. Há também os que apresentam a concha interna e reduzida, como a lula, e os que não têm concha, como o polvo e a lesma, entre outros exemplos.


fig. 1 - Exemplos de moluscos.

Podemos encontrar moluscos no mar, na água doce e na terra. Por exemplo: o caramujo e a lesma ficam em canteiros de  horta, jardim, enfim, onde houver vegetação e a terra estiver bem úmida, após uma boa chuva; ficam também sobre plantas aquáticas em lagos, beira de rios etc. O grande caramujo marinho vive se arrastando nas rochas ou areias no fundo do mar. Já as ostras e o marisco fixam-se nas rochas no litoral, enquanto a lula e polvo nadam livremente nas águas marinhas.

fig. 2 - Exemplos de moluscos gastrópode, bivalve e cefalópode. (da esq. pra dir.)

Depois dos artrópodes, os moluscos constituem o filo mais importante de animais invertebrados, tanto pelo número de espécies, quanto pelo desenvolvimento e a perfeição alcançados por alguns de seus sistemas orgânicos.
Em alguns moluscos, como os cefalópodes (polvos e lulas, entre outros), o pé se transformou, ao longo da evolução, num conjunto de tentáculos providos de ventosas. Em muitos gastrópodes terrestres, como os caramujos e caracóis, o pé é a massa muscular e viscosa que se arrasta pelo solo, última parte a se introduzir na concha quando há situação de perigo.

Classificação:

A maioria dos moluscos pertence a uma de três grandes classes: 
  • Gastrópodes: que compreende os caracóis terrestres e marinhos;  

fig. 3 - Caracol marinho.
  • Bivalves: também chamados de lamelibrânquios ou pelecípodes, com espécies representativas como as ostras e os mexilhões; 
fig. 4 - Ostra.
  • Cefalópodes: que inclui principalmente polvos e lulas.

fig. 5 - Lula.



Referências :